JAZZ´aqui e Arte Institute levam The Rite of Trio a Nova Iorque

No passado dia 16 de Setembro de 2017, a Associação JAZZ´aqui cruzou o atlântico pela primeira vez, para organizar um concerto em Nova Iorque, em parceria com o Arte Institute . Para este primeiro evento, a JAZZ´aqui resolveu apresentar ao público Nova Iorquino o poderoso trio de jovens músicos Portugueses, “The Rite of Trio” . O concerto decorreu num local que já faz parte do roteiro de jazz desta cidade, o conhecido Joe´s Pub. Por este local já passaram diversos músicos consagrados, entre os quais alguns portugueses, como é o caso da Sara Serpa e do André Matos.

Se no início do desta aventura, os The Rite of Trio eram uma banda ainda pouco conhecida pelas terras do tio Sam, de certo que após este concerto deixarão de o ser. Os músicos Portuenses apresentaram-se em palco com um som poderoso, e ao mesmo tempo melancólico e único, que nos faz ficar agarrado à cadeira em cada nota, sempre à espera de uma nova surpresa, tal é o bouquet de “estilos” que nos presenteiam em cada tema deste “Jambacore”, como os próprios músicos o definem. O concerto terminou com a participação de uma convidada surpresa, Aubrey Johnson, que presenteou o público com a sua voz de tal forma cativante e entrosada com a música interpretada, que nos fez pensar que tal conexão com os The Rite of Trio já era fruto de uma longa colaboração. Se tal não era verdade, uma vez que os músicos se conheceram nesse mesmo dia, o fruto desta colaboração tem pernas para andar, como poderá ser constatado no concerto que este “quarteto” vai apresentar no dia 21 de Outubro em Barcelos. O público presente, embora não preenchendo a totalidade do espaço, participou de forma activa no concerto, partilhando o entusiasmo da organização e dos músicos. A garra, e o carácter único deste som, arrebatou o público, que foi soltando uns sons e uns risos descontrolados de descompressão de quando em vez, após cada mudança tanto a nível de estilo como ao volume de som que os The Rite of Trio emanava do palco. No final do concerto houve ainda tempo para os presentes conversarem com os músicos, dando o seu feedback, que foi deveras positivo. A mencionar ainda que alguns se expressaram através da página oficial de facebook dos The Rite of Trio. Este evento foi assim considerado de grande sucesso para a organização, que num futuro próximo prevê repetir o mesmo, e talvez em mais cidades nos Estados Unidos.

Se quiser ter um gostinho do que se passou em Nova Iorque, veja o vídeo aqui.

A Associação JAZZ´aqui vem também assim por este meio agradecer aos músicos e ao Arte Institute, que fizeram que este evento fosse um sucesso.

Mantenha-se atento que mais eventos da Associação JAZZ´aqui serão divulgados dentro em breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *