O JAZZ’aqui é um projecto de promoção e divulgação do jazz nacional dentro e fora de portas assente essencialmente na:
-
dinâmica de desenvolvimento da base de praticantes nacionais, maioritariamente fora dos centros urbanos, através do contacto e trabalho periódico com músicos portugueses residentes no estrangeiro, promovendo residências artísticas e workshops;
-
criação de uma rede de locais para apresentação dos trabalhos desenvolvidos, iniciando desde logo o processo de apresentações ao vivo;
-
criação de um festival de jazz itinerante e fora de Portugal, estritamente com músicos nacionais, com o objectivo de abrir pontos de contacto e dar visibilidade ao jazz nacional;
Em Portugal, este género musical tem evoluído significativamente nos últimos anos, quer em número de intérpretes, concertos e público em geral. Acompanhando o aumento do número de músicos jovens, está também em crescente o público jovem interessado em jazz, contrastando com a realidade de outros países. Neste sentido, o Projecto JAZZ’aqui pensa estarem reunidas todas as condições para fazer chegar o jazz a um maior número de pessoas.
A BASE
Este estilo de música está demasiado relacionado com os grandes centros urbanos, pelo que a universalização e a oferta terá que passar por fazê-lo chegar a escolas de música mais periféricas e não necessariamente ligadas ao ensino do jazz. Pretende-se utilizar a fórmula da “semente”, trazendo músicos portugueses radicados ou a estudar no estrangeiro por forma a: I) promover a partilha de experiências, os prós e contras de estudar fora de Portugal, a forma de conseguir estudar fora do país; II) através de residências artísticas/worshops promover a criação de espectáculos com os jovens músicos dessas regiões, por forma a iniciar um percurso de aproximação cognitivo ao jazz.
O JAZZ’aqui terá como missão identificar um conjunto alargado de escolas predispostas a receber esta abordagem (já decorrem vários contactos neste sentido) e organizar as residências artísticas/workshops em parceria com entidades locais.
O PALCO
As criações que forem feitas nas residências artísticas/worshops com os jovens músicos nacionais têm que se materializar em concertos.
Para isso, promovendo o desenvolvimento destes músicos e contribuindo para uma dinâmica cultural, pretende-se criar uma rede de contactos que permita a estes músicos mais jovens ou em início de carreira terem a oportunidade de mostrar o seu trabalho fora dos maiores centros urbanos. Existem já redes culturais em Portugal , no entanto, a ideia passa por garantir espaço no programa dessas redes para as criações poderem ser apresentadas ao vivo. Os hábitos de palco são essenciais para o desenvolvimento dos músicos. O prestígio dos músicos portugueses que vão liderar estes jovens nestas criações, será o garante de qualidade para os promotores das redes culturais. O JAZZ’aqui terá a missão de garantir a união de todas estas perspectivas.
Estes são os alicerces para alargar a base de praticantes, de agentes, de concertos e de público nas zonas menos urbanas do país.
Não podemos nem devemos ignorar a actual geração de músicos de jazz nacionais, muitos deles que estudaram no estrangeiro e voltaram. Podemos afirmar que Portugal nunca teve uma geração de músicos de jazz como tem actualmente, por isso, é extremamente relevante fazer chegar lá fora o que de bom se faz em Portugal, não só pelas gerações mais antigas, mas principalmente pelas novas gerações.
JAZZ PORTUGUÊS LÁ FORA
O JAZZ’aqui pretende também promover a divulgação do jazz português e dos jazzistas portugueses fora de Portugal organizando um festival de jazz itinerante entre diversas cidades e países, promover a interacção entre os músicos portugueses e entidades e músicos dos países em questão. Será um festival de músicos portugueses que terá como principal objectivo ser uma montra do que se faz em Portugal e deixar em aberto canais que poderão vir a ser utilizados pela restante comunidade de músicos nacionais.
Para tal contamos com o apoio das mais relevantes editoras de jazz nacionais para que, em parceria, e com a maior abrangência possível ao nível dos estilos e geografias se possa transmitir de forma clara o panorama do jazz português.
Aproveitando esta presença de músicos nacionais fora de portas, tentaremos promover a realização de residências artísticas colaborativas entre músicos estrangeiros, portugueses a residir no estrangeiro e portugueses a residir em Portugal. Estas residências irão decorrer no nosso país, levando assim uma vez mais à divulgação deste estilo musical em Portugal, estimulando parcerias com entidades e público local, e não menos importante promovendo a criação de uma rede de contactos entre músicos nacionais e estrangeiros.
Pensamos assim que esta iniciativa leve a uma maior divulgação do jazz Português, dentro e fora do país, criando um dinâmica de expansão, mesmo sem o JAZZ’aqui estar directamente envolvido em todos os momentos, será sem dúvida instrumental em abrir as portas e fazer as devidas conexões para que tal venha a acontecer.