Miguel Santarém Pires

Natural de Minde, iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música Jaime Chavinha. Em 2008 concluiu a licenciatura em Ensino de Música, variante de piano, pela Universidade de Aveiro na classe de piano do professor Álvaro Teixeira Lopes e nas classes de música de câmara dos professores: Fausto Neves, António Chagas Rosa, Jaime Mota e Helena Marinho.

Ao longo dos últimos anos tem exercido funções de professor de piano e pianista acompanhador no Conservatório de Música de Vila do Conde, Conservatório de Música Jaime Chavinha em Minde, Academia de Música do Monte Abraão, e Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues em Torres Vedras.

Paralelamente, exerceu funções de Direcção Pedagógica no Conservatório de Música Jaime Chavinha e de coordenação do departamento de teclas do Conservatório de Música de Vila do Conde. Entre 2008 e 2010 integrou a comissão organizadora dos Cursos Internacionais de Aperfeiçoamento musical de Vila do Conde.

No ano de 2007 frequentou o IP School Music in an European Perspective, ao abrigo do programa Sokrates – Hochshule Fur Musik and Theater em Leipzig, Alemanha.

Como pianista, realizou diversas master-classes e cursos de aperfeiçoamento de piano e música de câmara com os professores Álvaro Teixeira Lopes, António Rosado, Helena Sá e Costa, Jorge Moyano, Alberto Portugheis, Aquiles Delle Vigne, Dejan Ivanovic, Miguel Borges Coelho, Roy Howat, Diane Andersen, Marian Lapsanski, Luís Pipa, Jaime Mota e Amílcar Vasques Dias (harmonia e improvisação ao piano). No ano de 2004 participou no Festival Internacional de Piano “Celebrando Grandes Pianistas” em Aveiro. Em 2005 integrou o III estágio da Banda Sinfónica da Bairrada, sob a direcção do maestro Jan Van der Roost. Enquanto pianista solo e membro do Opus Trio (clarinete, piano e violoncelo) realizou concertos em Minde, Aveiro, Porto, Águeda, Torres Novas, Évora, Casa de Farelães entre outros.