Tiago Mendes Rodrigues

Natural de Minde, licenciado em Música Variante Piano, iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música Jaime Chavinha e no seu percurso académico conta ainda com o curso profissional de Piano (Escola Profissional de Música e Artes de Almada na Classe do Professor Francisco Sassetti) e a Licenciatura na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco (Classe do Doutor Caio Pagano).

Frequentou ainda o Centro para o Estudo das Artes em Belgais onde estudou sob a orientação da pianista Maria João Pires tendo também acompanhado o coro de Belgais e participado na produção de inúmeros espectáculos aí realizados.

Na área da música clássica tem realizados diversos concertos a solo e em formações de música de câmara destacando-se o duo com a pianista Ana Luísa Marques Agostinho, abordando programas para piano a quatro mão ou dois pianos dos diferentes períodos da historia da música.

Nos últimos anos tem desenvolvido uma intensa actividade pedagógica, tendo sido professor de piano no Conservatório Regional de Música da Covilhã e na Escola Profissional de Artes da Beira Interior (E.P.A.B.I.). Actualmente lecciona a disciplina de piano no Conservatório de Música D. Dinis e no Conservatório de Música Jaime Chavinha.

Desde cedo revelou interesse em outras linguagens musicais além da erudita, participado em inúmeros projectos de música moderna, tendo ainda estudado piano Jazz a nível Particular com a pianista Paula Sousa.

Desenvolveu ainda uma actividade regular com o músico João Clemente na Área da Música Experimental e de improvisação livre tendo realizado varias residências artísticas e apresentações públicas.

Participou na produção do espectáculo “O Ilhéu da Borboleta” do grupo Percebas, do qual é fundador em parceria com a bailarina Maria Gameiro e o designer Pedro Fernandes, espectáculo para o qual compôs e interpretou a música.

Desenvolveu ainda uma parceria com a bailarina Bibiana Figueiredo, na qual compôs a música para varias das suas criações, destacando-se a performance “ O Caminho é Infinito”.